| 06/07/2007 17h19min
Representante brasileiro nos Jogos Pan-americanos na classe RS:X, Ricardo Winick, o Bimba, fechou o primeiro dia de disputas de sua categoria no Mundial de Vela, em Portugal, com a sétima colocação. Ao todo, ele acumula oito pontos perdidos.
A liderança é do polonês Przemyslaw Miarczynski, que venceu as duas primeiras regatas. Bimba começou bem e, de cara, foi o segundo colocado. Porém, logo em seguida, na segunda disputa, acumulou uma sexta posição e despencou na tabela. O outro atleta nacional na competição, Paulo dos Reis, está na posição de número 59, com 40 pontos perdidos.
Líderes da disputa na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada tiveram a sexta-feira de folga. Eles possuem oito pontos perdidos, dois a menos que os franceses Xavier Rohart e Pascal Rambeau e quatro em relação aos britânicos Iain Percy e Andrew Simpson. Torben Grael e Marcelo Ferreira esão em 17º lugar. As disputas da classe continuam neste sábado.
Robert e Bruno utilizaram uma estratégia parecida em todas as regatas disputadas em Cascais.
– Temos optado pelo lado direito da raia, o que tem dado certo na maioria das vezes. Estamos com uma boa velocidade no contravento e, por outro lado, nada especial no vento em popa – afirma Prada.
Segundo Robert Scheidt, um dos trunfos da dupla para o restante da competição é o quarto lugar que está sendo descartado no momento.
– É muito importante termos um descarte baixo. Em uma eventual regata irregular, com um resultado abaixo do esperado, podemos contabilizar esse quarto lugar – disse.
Além da dupla brasileira, somente os vice-líderes franceses têm um baixo descarte, no caso um terceiro lugar. Entretanto, Rohart e Rambeau venceram uma regata a menos que os brasileiros.
GAZETA PRESS