clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 02/07/2007 08h38min

Polícia detém mais dois suspeitos de ataques em Glasgow

Medidas de segurança foram reforçadas em Londres

Outros dois homens foram detidos hoje suspeitos de serem autores do atentado terrorista do sábado passado contra o aeroporto escocês de Glasgow, informou hoje a polícia britânica. Trata-se de dois jovens de 28 e 25 anos, afirmaram as forças da ordem do condado de Strathclyde, na Escócia.

– Esta é uma rápida investigação e agradeço à população pela perseverança e apoio durante estes momentos difíceis. Peço à população que mantenha a vigilância – afirmou hoje o comissário da Polícia de Strathclyde, John Malcolm.

Com estas duas detenções, o número de pessoas retidas em relação aos atentados fracassados de Londres da sexta-feira passada e o do aeroporto de Glasgow sobe para sete. Os dois primeiros detidos foram os homens que no sábado lançaram o jipe que dirigiam contra uma porta do terminal 1 do aeroporto de Glasgow. Outras duas pessoas foram detidas no fim de semana em uma estrada do condado de Cheshire, ao noroeste da Inglaterra.

Uma quinta pessoa foi detida neste domingo na cidade de Liverpool, também ao noroeste da Inglaterra, e os outros dois foram presos hoje na Escócia.

A ministra do Interior britânica, Jacqui Smith, negou hoje que só a sorte evitou um massacre em Londres e Glasgow, e insistiu em que o governo faz esforços para proteger a população. Em declarações à rede "GMTV", disse que o trabalho da polícia, dos especialistas britânicos, dos serviços secretos e a vigilância da população evitaram um desastre.

Aumento na segurança

A polícia reforçou as medidas de segurança nos aeroportos britânicos, estações de trem e no metrô de Londres. O Reino Unido mantém o nível de alerta de segurança em "crítico" – o máximo –, que significa que as forças da ordem acham que um ataque terrorista pode ser iminente.

Um porta-voz da polícia disse que haverá veículos policiais nos principais pontos da rede de transporte de Londres. As forças da ordem poderão deter e revistar pessoas em virtude da lei antiterrorista britânica e em resposta ao nível "crítico" de segurança no país.

AGÊNCIA EFE
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.