| 30/06/2007 19h41min
Principal obra construída para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Estádio João Havelange, o Engenhão, foi inaugurado na tarde deste sábado. Participantes do clássico mais antigo do futebol carioca, Fluminense e Botafogo tiveram a honra de disputar a primeira partida no gramado do estádio mais moderno do país, que vai receber provas de atletismo e de jogos de futebol.
Participaram da cerimônia de inauguração do estádio o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, além do presidente do Comitê Organizador do Pan (Co-Rio) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, entre outras autoridades.
– É o principal espaço do Jogos Pan-americanos, aquele que exigiu maior investimento. E junto com o Maracanã, Maracanãzinho, Parque Aquático Maria Lenk e o Velódromo, faz parte do conjunto de investimentos feitos para adequar o Rio e o Brasil para seguir em busca do sonho olímpico – discursou Orlando Silva.
– O estádio João Havelange dá ao Rio uma centralidade internacional que até então a cidade não tinha – acrescentou César Maia.
Presidente do Co-Rio e do COB, Carlos Arthur Nuzman afirmou que o estádio é um símbolo dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e destacou o esforço do prefeitura do Rio para viabilizar a obra, que aumenta as possibilidades do Rio de se tornar no futuro sede dos Jogos Olímpicos.
– O estádio é medalha de ouro. É um símbolo dos Jogos e um presente para torcida do Rio e do Brasil – afirmou o dirigente.
Antes da partida, a Banda dos Fuzileiros Navais fez evoluções no gramado e executou o hino nacional brasileiro. Durante a execução, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do estado do Rio, da cidade do Rio de Janeiro e do Rio 2007.