| 29/06/2007 15h17min
A dupla Ana Paula/Leila é a única esperança brasileira de medalha na etapa da Noruega do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, após os jogos desta sexta-feira, na cidade de Stavanger. As ex-jogadoras da seleção brasileira formam a única dupla do país que ainda segue viva na competição, depois da eliminação de Juliana/Larissa, Renata/Talita, Adriana Behar/Shelda e Maria Clara/Carolina, nesta sexta. No sábado, Ana Paula e Leila enfrentam as norte-americanas Walsh e May valendo uma vaga nas semifinais do segundo Grand Slam da temporada.
A dupla brasileira precisou vencer dois jogos nesta sexta-feira para chegar às quartas-de-finais. O primeiro duelo do dia, válido pela repescagem, foi contra as cubanas Esteves Ribalta e Crespo. Sem maiores dificuldades, as brasileiras superaram as rivais por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/19, em 37 minutos de jogo.
A vaga nas quartas foi conquistada após a segunda vitória do dia, diante de Teru Saiki/Kusuhara, do Japão. Ao baterem as orientais por 2 sets a 0 (21/12 e 21/8), Ana Paula e Leila se garantiram nas quartas, onde terão pela frente, neste sábado, Walsh/May, dos Estados Unidos, dupla cabeça-de-chave número um da etapa norueguesa. Passando pelas norte-americanas, as ex-jogadoras da seleção brasileira enfrentam, já nas semifinais, a dupla vencedora do confronto entre Barnett/Cook, da Austrália, e Tian Jia/Wang, da China.
Primeiras colocadas do grupo B, Juliana e Larissa não precisaram passar pela repescagem nesta sexta. No entanto, no primeiro jogo do dia, pelas oitavas, elas acabaram derrotadas pelas alemãs Pohl e Rau por 2 sets a 0 (13/21 e 17/21). Com o resultado, a dupla representante do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007 deu adeus à competição, alcançando a nona colocação.
Outra dupla que estava invicta na competição e caiu nas oitavas foi Maria Clara/Carolina. As irmãs cariocas, que fecharam a fase de classificação na primeira posição do grupo D, foram derrotadas por Karadassiou/Arvaniti, da Grécia, por 2 sets a 1, parciais de 23/21, 16/21 e 13/15, e também deixam a disputa pelo título em Stavanger com a nona posição na classificação final.
– É uma pena termos perdido o jogo nesta sexta. Vínhamos jogando muito bem no torneio e, analisando a tabela que teríamos pela frente, podíamos esperar coisas boas. Jogamos bem no primeiro set, mas não aproveitamos os contra-ataques, erramos bolas fáceis. No segundo saímos atrás, nos recuperamos, mas não conseguimos alcançá-las. Mas estamos jogando cada vez melhor no Circuito e isso nos deixa muito satisfeitas – avaliou Maria Clara.
Duas duplas brasileiras foram eliminadas na repescagem. Renata e Talita perderam para Barnet/Cook, da Austrália, por 2 sets a 1 (21/19, 13/21 e 11/15), e Adriana Behar/Shelda foram derrotadas por Göller/Ludwig, da Alemanha: 2 sets a 1 (21/19, 18/21 e 11/15). Com os resultados, os times terminam a etapa em 17º lugar.