| 28/06/2007 18h39min
O ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), deputado Carlos Wilson (PT-ES), defendeu a necessidade de que rotas aéreas sejam redistribuídas para minimizar as deficiências dos aeroportos brasileiros. Ele defende que sejam reduzidos os vôos de Congonhas, sendo repassados alguns para Guarulhos e outros para Campinas.
– É muito melhor para o passageiro esperar uma conexão sabendo que vai ter de aguardar por um certo tempo do que ser surpreendidos e ter de esperar por um longo tempo sem explicações – afirmou.
A redistribuição de rotas é uma boa opção, segundo ele, porque não se pode pensar em construir aeroportos apenas para os horários de pico.
Durante seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, na Câmara dos Deputados, Wilson elencou as obras que considera prioritárias para melhoria do tráfego aéreo: a construção da terceira pista do aeroporto de Guarulhos, a ampliação das pistas e novos terminais de carga nos aeroportos de Curitiba e Porto Alegre.
Wilson chamou a atenção para as ocupações existentes nas áreas destinadas às obras em Guarulhos e Porto Alegre.
– Em Guarulhos, na proximidade de onde será construída a terceira pista, existe uma ocupação de cinco mil famílias. Mas é preciso ter coragem para lidar com esses problemas e construir a terceira pista.
AGÊNCIA BRASIL