| 27/06/2007 12h48min
O México confirmou na terça-feira a delegação que representará o país nos XV Jogos Pan-americanos. No total serão 618 integrantes, sendo 400 atletas acompanhados por 114 treinadores e auxiliares, 30 médicos e 31 delegados.
O diretor de esportes da Comissão Nacional de Cultura Física do México, Juan Manuel Rotter Alday prevê que o país conquiste entre 13 e 20 medalhas de ouro.
– A meta para estes Jogos Pan-americanos é que o México se mantenha na quinta colocação do ranking. Dificilmente poderíamos superar os quatro primeiros (Estados Unidos, Cuba, Canadá e Brasil), pois são países com um nível competitivo muito alto – afirmou Alday, adiantando que para competições futuras e para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, os processos seletivos deverão ser mais exigentes.
O diretor da Confederação Desportiva Mexicana, Alonso Pérez Gonzalez, faz uma estimativa semelhante.
– Acredito que a nossa delegação está capacitada para conquistar de 15 a 18 medalhas de ouro e, com isso, manter-se na quinta posição. Subir uma colocação está um pouco distante agora, mas temos estrutura e talentos para conseguirmos nos próximos anos – diz o dirigente.
– O desempenho de uma equipe se mede com medalhas e pelo o que se investe em recursos para o esporte. Só desta forma teremos atletas preparados para buscar os três primeiros lugares do pódio – completa Alonso Pérez.