| 23/06/2007 12h45min
Boletim divulgado pela Infraero aponta atrasos em 194 vôos previstos entre a 0h e as 11h30 deste sábado. O número equivale a 28,2% do total dos 686 vôos previstos em todo Brasil nesse período. Houve 33 cancelamentos (4,8%).
A situação é melhor do que o registrado até as 8h30, quando 30,6% dos vôos tiveram atraso superior a uma hora.
No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foram registrados três atrasos e nenhum cancelamento.
No Hercílio Luz, em Florianópolis, houve três vôos com demora de mais de uma hora até as 12h. Nenhum cancelamento foi registrado.
O sábado começou com movimento intenso nos principais terminais. No entanto, não há registro de tumultos e a situação é considerada mais tranqüila do que nos últimos dias.
O aeroporto que registrou maior percentual de cancelamentos foi o de Curitiba (PR). Das 33 partidas previstas nesta manhã, cinco foram canceladas (15,1%).
Os aeroportos de Fortaleza (CE) e de Salvador (BA) registraram atrasos de mais de uma hora em mais da metade das decolagens.
Crise
Ontem, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, afastou nesta os líderes do movimento dos controladores aéreos em Brasília, o Cindacta-1. Saito culpou os controladores pelo caos no setor aéreo. O comandante destacou, no entanto, que os problemas são apenas de atrasos, sem riscos de segurança.
Em nota divulgada na noite de ontem, o ministro da Defesa, Waldir Pires, reconheceu novas ocorrências de transtornos nos aeroportos dentro dos próximos dias,e voltou a culpar os controladores de vôo pela crise no setor.