| 22/06/2007 19h37min
O presidente Lula cobrou nesta sexta-feira do ministro da Defesa, Waldir Pires, e do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, providências para os problemas no setor aéreo. Foi a cobrança que motivou a Aeronáutica a anunciar medidas para evitar os transtornos nos aeroportos brasileiros.
O comandante Juniti Saito garantiu o afastamento imediato das chamadas lideranças negativas dos controladores de vôo de Brasília. O brigadeiro culpou os profissionais pela nova crise aérea e classificou o atual momento como extremamente grave.
Pelo menos treze controladores foram afastados. Eles seriam responsáveis por uma operação padrão que resultou nos diversos atrasos em vôos nos últimos dias no país. Saito afirmou que ocorrerão novas punições, caso os profissionais adotem novamente esse tipo de comportamento.
Entre as medidas anunciadas por Juniti Saito, estão o remanejamento de profissionais de várias regiões para o Centro de Controle Aéreo de Brasília. Rotas especiais serão ativadas para locais com maior fluxo de vôos como São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste. E será feito um aprimoramento de escalas de serviço. A Aeronáutica decidiu, ainda, antecipar o plano de modernização dos equipamentos.
RÁDIO GAÚCHA