| 21/06/2007 17h56min
Convocada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa para a seleção brasileira feminina de Basquete nos Jogos Pan-americanos do Rio, a pivô Kátia Regina foi cortada do grupo após exames médicos. A avaliação revelou irregularidades no ritmo cardíaco da atleta que por recomendação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi dispensada nesta quinta-feira.
– Ela está fora mesmo. É uma recomendação médica e nós acatamos – explicou o treinador.
Aos 23 anos, Kátia disputou a última temporada pelo CD Ensino, na Espanha. De acordo com as informações do COB, os exames da atleta revelaram irregularidades 'extra-sístoles ventriculares monomórficas e esparsadas, no traçado eletrocardiográfico de repouso; e aumento da freqüência e complexidade de extra-sístoles, no teste de esforço'. Os exames foram feitos sob a coordenação do médico da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Eduardo Marques, e um parecer do médico João Olyntho Machado Neto, que integra a equipe médica do COB, recomendou que a atleta não se envolvesse, neste momento, com a prática de basquete competitivo.
– É uma jogadora que estávamos resgatando. Ela teria participado de outras convocações, mas foi para a Espanha. Agora teve este problema e vai seguir sua vida – completa Barbosa.
Esta não é a primeira vez que Kátia precisa ser afastada de competições por causa deste problema. O distúrbio cardíaco foi detectado em 2004, quando atuava pelo Santo André, e a atleta teve de abandonar as quadras, ficando fora do Campeonato Nacional.
GAZETA PRESS