| 20/06/2007 15h39min
Os recursos apresentados por Botafogo e Vasco ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva não foram aceitos pela entidade. O presidente do STJD, Rubens Approbato Machado, confirmou na manhã desta quarta a mudança da data do jogo do Alvinegro carioca contra o Corinthians para o dia 15 de agosto. Já os vascaínos terão que jogar com o Flamengo no dia 16 de outubro.
As partidas estavam marcadas para este fim de semana e foram adiadas pela CBF por causa da impossibilidade de os clubes usarem o Maracanã. Botafoguenses e vascaínos entraram com recurso para poderem atuar no Estádio Giullite Coutinho (Édson Passos) e São Januário, respectivamente.
– Essa decisão foi quanto a matéria de liminar – disse Approbato – Botafogo e Vasco entenderam que a mudança de data dos jogos do fim de semana violava o regulamento da competição e o Estatuto do Torcedor e, por isso, pediram que fossem mantidas as datas. Examinei o processo e, na minha visão, não teria nenhum problema o adiamento dos jogos – completou.
Em seguida, ele justificou a posição tomada.
– O regulamento, ao citar os 10 dias, é quando um interessado requer a mudança. Quando se trata de um problema de força maior, ou seja, há necessidade de uma mudança urgente, cai essa obrigação dos 10 dias. Como o departamento técnico não poderia modificar uma situação envolvendo o Pan, não lhe caberia outra medida que não fosse mudar a data do jogo – concluiu.
Os clubes cariocas reagiram de forma diferente à decisão do STJD. O Botafogo evitou polemizar, mas criticou a organização dos Jogos Pan-americanos, enquanto o Vasco se mostrou mais indignado e chegou a acusar o rival Flamengo de ser favorecido com essa decisão.
O diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elíseo, disse que a entidade tomou a atitude que considerou mais sensata. O dirigente confirmou ainda que o clássico entre Fluminense e Botafogo, no próximo dia 30 de junho, será disputado no Estádio João Havelange, o Engenhão.
GAZETA PRESS