| 20/06/2007 14h50min
A situação nos aeroportos de todo o país só deve ser normalizada na manhã de quinta. É a expectativa do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira. Em declarações ao site G1, Pereira disse que a Infraero calcula o prazo mínimo para regularização das operações multiplicando por cinco o tempo de paralisação. Se houve cinco horas de paralisação, a estimativa é de que tudo volte ao normal em 25 horas, segundo ele.
Na tarde de ontem, os controladores de vôo do centro de controle de tráfego aéreo de Brasília, o Cindacta-1, realizaram uma operação padrão, que provocou atrasos em diversos aeroportos do país. Para o brigadeiro, o momento mais crítico foi o fechamento de uma pista de táxi aéreo em Guarulhos.
– Tivemos de fechá-la para estacionar as aeronaves que chegavam a São Paulo. Não havia mais espaço, já que nenhum avião estava decolando.
A operação-padrão e a neblina que atingiu algumas regiões do país na manhã desta quarta provocam atrasos nas operações até o início desta tarde. Em Congonhas, cerca de 20% dos vôos estão atrasados. Em Guarulhos, até o fim da manhã, dos 180 vôos programados, 72 atrasaram. Em Brasília, dos 70 vôos programados entre a 0h e as 13h, 11 tiveram atrasos de mais de uma hora. No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, quatro vôos estavam atrasados no início da tarde.