| 16/06/2007 15h39min
O ex-lateral-direito e agora auxiliar técnico da Seleção Brasileira, Jorginho, comentou sobre a situação dos convocados que atuam naquela que era sua posição para a disputa da Copa América: Daniel Alves e Maicon. Ele considera que a única diferença desde que encerrou a carreira é a condição física e que o Brasil está muito bem servido neste sentido.
– É a mesma coisa da minha época, só o aspecto físico que melhorou. Mas isso é muito importante para a posição e tanto o Daniel Alves como o Maicon são muito fortes fisicamente – declarou.
Jorginho também falou sobre as principais características que um lateral-direto deve ter.
– Não se pode esquecer que o lateral é antes de tudo um defensor, e os nossos dois laterais marcam bem. Outra coisa é saber quando fazer a ultrapassagem, que nem sempre é possível. Normalmente, o momento certo é quando a bola passa pelo volante. Mas o aspecto mais importante é o cruzamento, porque é o resultado final do trabalho do lateral – ensinou.
Para a Copa América, quando o Brasil deve enfrentar equipes fechadas na defesa, o ex-lateral ressalta a importância das jogadas pelos lados do campo.
– A lateral é uma arma importante em qualquer competição.
Sobre o time que deve ser titular na Venezuela, o auxiliar de Dunga enfatizou a mobilidade que os jogadores devem apresentar dentro de campo.
– A equipe tem que ter uma condição física boa para jogar melhor e ter uma grande versatilidade. Claro que vão jogar em um esquema, mas deve haver variações táticas dentro do jogo – informou.
A promessa é que o primeiro esboço do time titular deve aparecer na segunda-feira, quando Dunga comanda o primeiro coletivo desde que a equipe chegou à Granja Comary. A Seleção viaja para a Venezuela na quarta-feira e estréia na Copa América no dia 27, contra o México.
GAZETA PRESS