| 16/06/2007 14h50min
Além da briga por medalhas, os Jogos Pan-americanos também pretendem reservar eventos culturais aos seus visitantes. Contudo, os servidores de órgãos do setor entraram em greve. Seis das 70 instituições com programação especial para o Rio-2007 estão totalmente fechadas.
Museus importantes como o Nacional de Belas Artes, o da República e o Paço Imperial são ligados ao Ministério da Cultura. Todas as mostras do Pan estão programadas para começar no dia 3 de julho.
José do Nascimento, diretor do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), acha que haverá uma solução para a paralisação em breve. Segundo ele, a ausência de eventos culturais no Pan deixaria uma imagem negativa ao Brasil.
– É contra o país se os museus estiverem fechados durante o Pan, porque a repercussão não é ruim apenas para o governo. Nós temos aí o Comitê Olímpico Internacional, que está avaliando o Rio de Janeiro para ser sede da Olimpíada. A questão da greve dos museus joga contra o país a longo prazo – destacou José do Nascimento.
GAZETA PRESS