| 15/06/2007 08h24min
Depois de 54 vitórias na temporada regular, vencer Denver Nuggets, Phoenix Suns e Utah Jazz, o San Antonio Spurs bateu o Cleveland Cavaliers nesta quinta-feira, fora de casa, por 83 a 82, fez 4 a 0 na série melhor de sete jogos e se sagrou tetracampeão da NBA. O título veio coroar o trabalho do time mais regular da temporada 2006/2007, já que os texanos não tiveram muitos destaques individuais nas listas de fundamentos da NBA.
Ao contrário da última partida, quando os Cavaliers começaram melhor, o San Antonio desde o começo tomou as rédeas do jogo, chegando a abrir 11 pontos de diferença. Mesmo assim, o time de LeBron James não se deu por vencido e não deixou a equipe do oeste se distanciar no placar no primeiro tempo.
No terceiro quarto, o equilíbrio não foi tão grande, com uma pequena vantagem para os Spurs. Já no último período, os Cavs abriram 11 a 2, mas novamente os texanos tiveram a calma e a regularidade para voltar à dianteira no placar e terminar o jogo um ponto na frente do time de Anderson Varejão, que pegou três rebotes e fez oito pontos.
O cestinha da partida foi Tony Parker, mais uma vez o destaque e muito provavelmente o MVP das finais, com 24 pontos. O francês é apontado pelos especialistas como o principal responsável pelo título texano. LeBron James também fez a mesma pontuação, além de ter dado dez assistências, anotando o único duplo-duplo do time da casa. Outro a fazer um duplo-duplo foi Tim Duncan, com 15 rebotes e 12 tentos.
Apesar de não ter sido escolhido como o 'sexto homem ' da NBA, Manu Ginobili foi o jogador decisivo da partida, ao lado de Tony Parker. O argentino não sentiu a pressão e fez os quatro últimos lances livres que tentou, os pontos da vitória de seu time.