| 13/06/2007 08h33min
O Cleveland Cavaliers teve tudo para diminuir a diferença da série melhor de sete jogos das finais da NBA. Jogava em casa, com a Quicken Loans Arena lotada, com a primeira vez mantendo um certo controle do jogo, já que mesmo quando esteve atrás não deixou o San Antonio Spurs disparar. Além disso, teve dois jogadores com duplo-duplos e 25 pontos de LeBron James. Mesmo assim, o time texano teve a calma de sempre nos playoffs e saiu de Cleveland precisando apenas de mais uma vitória em quatro jogos para conquistar o título da temporada 2006/2007.
O placar de 75 a 72 mostrou o equilíbrio e a emoção do jogo, que foi eletrizante principalmente no fim do último quarto, quando após uma bola de três de Tony Parker, mais uma vez decisivo para os Spurs, abrindo cinco pontos faltando menos de um minuto, LeBron chamou a responsabilidade para si e no ataque seguinte deu o troco em linda jogada.
Apesar de um excelente jogo de Ilgauskas, com 12 pontos e 18 rebotes , e de Drew Gooden, que pela primeira vez nestes playoffs teve uma boa atuação, com 13 pontos e 12 rebotes e dos 25 tentos de James, o Cleveland conseguiu ser neutralizado pelo San Antonio.
O time do Texas teve o francês Tony Parker como destaque mais uma vez, como nos dois outros jogos da final. O armador foi decisivo com seus 17 pontos, três assistências e cinco rebotes. Com atuações muito regulares de Tim Duncan e Bruce Bowen, os Spurs fizeram exatamente o que precisavam para ter uma vantagem jamais revertida em finais de NBA.
Aos Spurs restam mais uma vitória, que não precisa nem ser na próxima quinta-feira, novamente em Cleveland, para ficar com mais um título. Aos Cavs, resta fazer história e ser pela primeira vez um time a ter virado um placar de 3 a 0 nas finais.
GAZETA PRESS