| 14/06/2007 10h33min
Ricardo e Emanuel estão assegurados na disputa do vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Nesta quinta, os brasileiros venceram os dois jogos da quinta etapa do Circuito Mundial 2007, disputado em Portugal. A dupla derrotou os atletas da casa Teixeira e Azenha por 2 a 0 (21/12 e 21/17), em 36 minutos, e os canadenses Heese e Cadieux por 2 a 0 (21/18 e 21/13), em 41 minutos. As informações são do site GloboEsporte.com.
A dupla adversária, Márcio e Fábio Luiz, não pode alcançar mais a pontuação de Ricardo e Emanuel, que comemoraram muito a conquista.
– É um sonho especial que vamos realizar. Queríamos muito essa vaga, era um sonho disputar esse Pan no Rio, competir num evento importante como esse dentro do nosso país, e conseguimos. Estou muito, muito feliz, por mim, pelo Ricardo, pela nossa equipe, nossas famílias e todos que mandaram mensagens de força, de carinho, que torceram pela gente, sempre nos dando muita força – comemorou Emanuel.
Depois da vaga no Pan, Ricardo já está de olho na Olimpíada de Pequim.
– Temos um longo caminho até a viagem para o Rio de Janeiro, muitas etapas pelo Circuito Mundial, que classifica para as Olimpíadas de Pequim, que é o nosso segundo objetivo nesta temporada. Sem dúvidas, essa classificação para o Pan está mexendo muito com a gente e vai nos dar ainda mais motivação para seguir brigando pela vaga olímpica – afirmou o jogador.
O vôlei de praia masculino nunca conseguiu uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. Em duas participações na competição, em Winnipeg, em 1999, e em Santo Domingo, em 2003, o Brasil soma duas medalhas de prata e uma de bronze.