| 13/06/2007 15h43min
As duplas femininas do Brasil fizeram um belo papel nesta quarta-feira, primeiro dia de jogos pela fase principal da etapa de Portugal do Circuito Mundial de vôlei de praia, que está sendo realizada na cidade de Espinho. Das quatro parcerias que disputam a competição, três chegam ao segundo dia de disputa sem ter perdido sequer um set: Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Leila. A exceção fica por conta de Maria Clara/Carolina, que sofreu uma derrota e terá que se recuperar na repescagem, nesta quinta, para seguir viva na competição.
Atuais bicampeãs do Circuito Mundial e representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007, que serão disputados no Rio de Janeiro, em julho, Juliana e Larissa estrearam com vitória contra as japonesas Asao e Take: 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/14, em 32 minutos de jogo. Na segunda rodada, as brasileiras tiveram pela frente Karadassiou/Arvaniti, da Grécia, voltaram a vencer: 2 sets a 0 (21/15 e 21/10), em 37 minutos de partida. Nesta quinta-feira, as brasileiras enfrentam as canadenses Lessard e Maxwell no primeiro jogo do dia.
Vice-líderes do ranking mundial, Renata e Talita abriram o dia batendo as austríacas Montagnolli e Swoboda por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/18, em 33 minutos de jogo. Na seqüência, as brasileiras passaram por Minusa/Jursone, da Letônia, por 2 sets a 0 (21/16 e 21/12), em 28 minutos de partida. As primeiras adversárias de Renata e Talita nesta quinta-feira serão Brink-Abeler e Jurich, da Alemanha.
Ausentes da última etapa, disputada na Polônia, Ana Paula e Leila voltaram com força total nas areias de Espinho. Na estréia, as ex-jogadoras da seleção brasileira de vôlei derrotaram as japonesas Tanaka e Koizumi por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16), em jogo que teve 38 minutos de duração. No duelo seguinte, contra as alemãs Claasen e Röder, nova vitória por 2 sets a 0: 24/22 e 21/19, em 45 minutos de partida. Nesta sexta, Ana Paula/Leila joga contra outra dupla da Alemanha: Goller/Ludwig.
A única dupla brasileira que sofreu derrota nesta quinta-feira foi Maria Clara/Carolina. As irmãs, que apesar de terem perdido no qualifying de terça-feira avançaram à etapa principal por conta da desistência das australianas Barnett e Cook, estrearam vencendo as tchecas Klapalova e Petrova por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/18, em 40 minutos de jogo. Na partida seguinte, no entanto, as brasileiras tropeçaram nas gregas Koutroumanidou e Tsiartsiani, perdendo por 2 sets a 0 (20/22 e 18/21), em 34 minutos de jogo. Com o revés, Maria Clara e Carolina terão que passar pela dupla vencedora do duelo entre Pohl/Rau, da Alemanha, e Juliana/Francisca, de Portugal, para continuar com chances de conquistar o título em Espinho.
– O vento atrapalhou muito nesta quarta-feira. O nível dos jogos foi muito ruim e dificultou a vida de todo mundo. Tomara que isso não aconteça na quinta ou os jogos serão muito complicados – disse Maria Clara.