| 12/06/2007 17h39min
Focados em retomar a liderança do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2007, Pedro Solberg e Harley (Medley) iniciaram com vitória o Aberto de Portugal, quinta etapa do torneio. Em partida bastante equilibrada e que durou mais de uma hora, a dupla venceu de virada os compatriotas Bruno e Benjamim por 2 a 1 (17-21, 21-19, 15-12) no “country quota” desta terça-feira e avançaram para o qualifying.
Para reassumirem a ponta da tabela que garante duas vagas para times nacionais nas Olimpíadas de Pequim em 2008, Pedro e Harley precisam agora superar a diferença de 60 pontos que os separam dos russos Dimitri Barsouk e Igor Kolodinsky, que tomaram o primeiro lugar no Aberto da Croácia na última semana. Pedro-Harley e Barsouk-Kolodinsky se enfrentaram em três das quatro etapas já realizadas na temporada. Os brasileiros levaram a melhor na China, onde foram campeões. Já os russos venceram na Itália e na Croácia.
O “country quota” desta terça-feira começou com a vitória de Bruno e Benjamin sobre Rodrigo e Tiago. A dupla que fez seu debute em uma etapa de Circuito Mundial bateu os rivais treinados por Ronald Rocha por 2 a 1 (21-19, 17-21, 15-11). Apesar de embalados pela boa estréia, não conseguiram superar Pedro e Harley, que, se passarem pelo quali, se unem a outras três duplas brasileiras na briga pelo título. Já classificados para a chave principal estão Márcio-Fábio Luiz, Franco-Pedro Cunha e Ricardo-Emanuel.
No feminino, Maria Clara e Carolina não tiveram a mesma sorte do irmão Pedro Solberg. A dupla que ontem venceu o “country quota” abriu o dia derrotando as russas Bratkova-Ukolova por 2 a 0 (21-18 e 24-22). Entretanto, não conseguiram manter o ritmo e, em seguida, perderam por 2 a 1 (21-17, 11-21, 15-12) para as Tchecas Felbabova-Novotna.
Esta é a quarta vez na temporada que as filhas da ex-jogadora Isabel Salgado não alcançam a chave principal. A nova derrota ainda sacramentou um tabu. Até agora, somente Ana Paula e Leila sobreviveram ao qualifying após passarem pela peneira nacional. Na Polônia, Maria Elisa e Val caíram diante das gregas Koutroumanidou e Tsiartsiani e, na Coréia do Sul, Agatha e Shaylyn foram eliminadas pelas alemãs Holtwick e Semmler.