| 01/06/2007 11h50min
Longe da perfeição da principal equipe do Brasil, os reservas de luxo de Bernardinho souberam superar seus próprios erros e ineficiência no saque para bater a Finlândia por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 25/14, 20/25 e 25/19, na partida realizada no lotado e recém-inaugurado ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT), na manhã desta sexta. Com o resultado, os brasileiros lideram o grupo A da Liga Mundial com seis pontos.
Entretanto, mesmo ainda mostrando sinais de desentrosamento, o time B de Bernardinho não passou pelo mesmo sufoco que enfrentou na segunda partida contra a Coréia do Sul e venceu os europeus com mais tranqüilidade. A partida foi marcada pelas boas atuações do ponteiro Murilo (dono de 21 pontos) e do levantador e filho de Bernardinho, Bruno, e pela reestréia do veterano Nalbert em solo pátrio.
Embora o Brasil contasse com um time teoricamente melhor, os finlandeses conseguiram impor dificuldades, e os comandados de Bernardinho, para seu descontentamento, erravam muito no saque e esbarravam algumas vezes no eficiente bloqueio europeu. Com isso, o primeiro set permaneceu páreo por um bom tempo, mas depois forçando o saque e valendo-se também dos bons ataques do ponteiro Murilo, os brasileiros conseguiram fechar o set em 25 a 17.
A vitória na primeira parcial deu moral aos brasileiros, que voltaram para a segunda parte do jogo dominando e abrindo boa vantagem sobre os adversários. A exemplo do que vinha fazendo no set inicial, a Finlândia tentava forçar seus ataques no meio da quadra adversária, mas o Brasil soube se defender muito bem de tais investidas e contra-atacava eficientemente. Sem dar chances aos adversários, o time de Bernardinho ganhou novamente, desta vez por 25 a 14.
Precisando correr atrás do prejuízo, o técnico italiano Mauro Berruto conseguiu acertar o time e os visitantes vieram melhores para o terceiro set. Os brasileiros voltaram a esbarrar no bloqueio adversário e, diferentemente do primeiro set, pecaram ao tentar fazer a defesa do contra-ataque escandinavo. Com dificuldades, o Brasil ficou atrás do placar durante a queda inteira e acabou cedendo a vitória aos finlandeses, que fecharam por 25 a 20.
Depois de ser chacoalhado, o time de Bernardinho acordou no quarto set e voltou a impor seu jogo ficando à frente do placar desde o início graças aos grandes ataques de Nalbert. Embora tenham continuado a errar o saque, os brasileiros não foram seriamente ameaçados pelos finlandeses em nenhum momento. Assim, em um bom contra-ataque a bola ficou para Murilo, maior pontuador do jogo, com 21 ataques bem-sucedidos, fechar a partida por 25 a 19.
Esta foi a terceira vitória dos reserva do Brasil, que defende o título da Liga Mundial enquanto o time principal é poupado para a disputa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, que ocorrem em julho. Os titulares só se incoporarão se a equipe B conseguir chegar à fase final da competição. Se depender dos resultados obtidos até aqui, Giba, Ricardinho e companhia ainda vestirão a camisa verde amarela na Liga 2007.
Este foi o primeiro confronto entre as duas seleções. Depois desta vitória, o Brasil voltará a medir forças com os finlandeses neste sábado, a partir das 10h (de Brasília, 9h no horário local).
GAZETA PRESS