| 28/05/2007 14h40min
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, ressaltou nesta segunda a importância de a América do Sul, um dos continentes de mais tradição no futebol, voltar a sediar a Copa do Mundo em 2014, com o Brasil como candidato único. O presidente da Fifa lembrou que as seleções sul-americanas conquistaram nove vezes a Copa - cinco títulos do Brasil e quatro de Argentina e Uruguai, com dois cada. O continente não era palco da competição há 29 anos. A última edição foi em 1978, na Argentina.
– Sem dúvida, os fãs de futebol da América do Sul merecem a oportunidade de ver os melhores de perto, na competição mais importante de nosso esporte – completou o dirigente.
Porém, ele lembrou que o Brasil deverá cumprir os requisitos exigidos para poder sediar a competição. A decisão definitiva será anunciada em novembro deste ano, durante uma reunião do Comitê Executivo da Fifa na cidade sul-africana de Durban.
Sobre o Mundial de 2010, na África do Sul, Blatter voltou a expressar sua confiança na capacidade do continente africano de sediar o torneio.
– Realizar o primeiro Mundial na África era um dos meus grandes objetivos desde que assumi a Presidência, como uma forma de reconhecer a grande contribuição deste continente ao futebol. Eu tenho plena confiança na capacidade dos africanos e dos sul-africanos, em particular, para poder organizar uma magnífica competição – destacou o dirigente.
Blatter lembrou que muitos jogadores de grande talento que brilham na Europa vieram dos países africanos. E disse que a Copa é uma oportunidade de a África se mostrar como um continente preparado para organizar um evento tão importante.
– Muitas pessoas do Ocidente têm uma visão limitada do que a África representa e não se dão conta de que há muitas pessoas preparadas lá – completou.