| 24/05/2007 23h20min
Pesou a tradição da camisa. Com gols de Juan Román Riquelme e Rodrigo Palacio, o Boca Juniors venceu o Libertad por 2 a 0 na noite desta quinta no Defensores del Chaco, em Assunção, despachando os paraguaios e garantindo vaga nas semifinais da Libertadores. O jogo de ida havia terminado com o empate em 1 a 1 no La Bombonera.
Apesar de estar jogando longe de Buenos Aires, o Boca aproveitou a forte presença de sua torcida e começou melhor. A pressão, porém, não durou muito mais que dez minutos. Logo o time da casa voltou a equilibrar o encontro, o que deixou a partida truncada. Mesmo assim, as melhores chances da etapa inicial foram do time argentino.
No segundo tempo, as equipes voltaram mais dispostas a fazer o resultado. O Boca corria atrás do primeiro gol para tirar a desvantagem de ter sofrido um gol em casa. Já o Libertad se segurava, apostando nos contra-ataques.
Os argentinos saíram na frente aos 16 minutos do segundo tempo. Após roubar a bola de um desatento adversário e sair driblando desde perto do círculo central, Riquelme chegou à meia-lua da grande área e acertou bonito chute.
Aos 28, os visitantes ampliaram em um gol construído por sua dupla ofensiva. Após cruzamento pela esquerda, Palermo cabeceou para a pequena área. Lá estava Palácio, sozinho de frente para o goleiro e em condição legal. Ele chutou rasteiro, fazendo 2 a 0. O gol praticamente tirou as chances dos paraguaios, que precisavam fazer três em menos 15 minutos.
O próximo adversário do Boca será o Cúcuta, que eliminou o Nacional. A primeira partida, marcada para o dia 30 deste mês, será na Colômbia, já que o time argentino terminou em posição melhor na primeira fase (11º contra 13º). A volta, em Buenos Aires, será no dia 6 de junho. A outra semifinal será disputada entre Grêmio e Santos.
GAZETA PRESS