| 23/05/2007 11h16min
O saltador Jadel Gregório quebrou o recorde de João do Pulo, ao pular 17,90m, um centímetro a mais que a marca alcança pelo compatriota no Pan do México, em 1975. Agora, o atleta se volta para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. O técnico de Jadel, o inglês Peter Stanley, elogiou muito o salto realizado no Grande Prêmio Brasil de Atletismo, disputado em Belém no último domingo, e prevê algo especial no Pan, ou seja, a melhora do recorde sul-americano. As informações são do site GloboEsporte.com.
– Fiquei muito feliz em ver Jadel controlando melhor o ângulo de partida na tábua, algo que temos trabalhado muito e que o ajuda a não perder velocidade horizontal durante as passadas. Se fiquei surpreso com a marca de 17,90m? Nada do que Jadel faz me surpreende mais – disse Stanley, que virá pela primeira vez ao Brasil para acompanhar os Jogos Pan-Americanos.
Para o técnico, a quebra do recorde combina a obstinação do atleta com o fato de não ter se sentido pressionado em Belém. Segundo ele, Jadel Gregório tem condições de melhorar o recorde sul-americano e pode ir mais longe, mas se mantém cauteloso.
– Ele está sempre em busca de algo melhor e, em Belém, a torcida o empolgou. Por isso é que não vejo Jadel sentindo algum tipo de responsabilidade no Pan do Rio. Do jeito que as coisas vão, acredito que algo especial vá acontecer nesta competição – afirmou Stanley.
Ex-técnico do inglês Jonathan Edwards, recordista mundial do salto triplo com 18,29m, Peter Stanley diz acreditar que Jadel Gregório possa chegar lá, mas que o caminho a ser trilhado é muito longo.
– Estamos falando de uma distância de 39cm, que, no mundo do salto, ainda é longo caminho. Acredito que Jadel seja capaz de superá-la e ele sempre me faz perguntas sobre o progresso de Jonathan. Mas há desafios mais imediatos, como o de se tornar o primeiro atleta não-britânico ou americano a atingir a marca de 18m. No que depender de incentivo, o salto de Belém será uma senhora injeção de ânimo – destacou.