| 21/05/2007 11h35min
Agatha e Shaylyn serão a primeira pedra no caminho de Maria Clara e Carolina no Aberto de Cingapura, segunda etapa do circuito mundial feminino de vôlei de praia. Com três equipes brasileiras – Juliana/Larissa, Renata/Talita e Adriana Behar/Shelda - já incluídas no grupo de elite de 24 duplas, a última vaga está sendo pretendida também por Ana Paula e Leila. A vencedora do triangular eliminatório desta terça-feira em Siloso Beach (Sentosa) ainda terá de passar pelo torneio qualificatório no dia seguinte.
Acompanhadas da mãe e treinadora Isabel Salgado, Maria Clara e Carolina chegaram neste domingo a Cingapura. Levaram na bagagem a expectativa de superar o resultado do Aberto de Xangai, na China, onde terminaram na quinta colocação. Mas sabem que não será fácil bater velhas conhecidas.
– O country quota é muito difícil e ingrato. Basta uma derrota para você voltar para casa depois de atravessar meio mundo – lembrou Isabel.
– Estamos preparadas para passar pelas fases preliminares, mas nossas adversárias também – salientou.
Maria Clara e Carolina treinaram durante toda a semana na Praia de Ipanema. De todos os fundamentos, Isabel e a auxiliar-técnica Roseli exigiram bastante do saque, considerado fundamental para as chances de vitória contra Agatha e Shaylyn.
– Dirigimos nosso trabalho para as características das duplas do country quota. Também assistimos ao VT de partidas delas, mas sabemos que elas provavelmente fizeram o mesmo – observou Isabel.
– De qualquer forma, as três equipes se conhecem bem e não há muito mais o que descobrir – destacou.
Isabel destaca que, em função do maior número de pontos no ranking da Federação Internacional de Vôlei de Praia, as experientes Ana Paula e Leila levarão vantagem na fase preliminar.
– Elas farão apenas um jogo, contra um time que virá desgastado pelo esforço na primeira partida. Mas temos de passar por cima de tudo. Pegamos o mesmo formato em nossa estréia em 2006 na Itália e conseguimos avançar. É o que pretendemos fazer novamente – completou Isabel.
As duplas mais conhecidas do vôlei de praia feminino brasileiro não participaram do torneio na China, mas têm presença garantida em Cingapura. As atuais bicampeãs Juliana e Larissa e as medalhistas de prata olímpicas Adriana Behar e Shelda iniciam na quinta-feira, abertura da fase principal, a arrancada pelo direito de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Duas vagas estão em jogo e serão levados em conta os oito melhores resultados entre o início desta temporada e o dia 23 de julho de 2008.