| 13/05/2007 20h15min
Jogando ao estilo de seu treinador, o Vasco conseguiu vencer na estréia do Brasileirão. Com um forte sistema defensivo e se aproveitando dos erros do adversário, o time carioca derrotou o América-RN por 1 a 0, no início da noite deste domingo, no Estádio Machadão.
O atacante André Dias marcou o único gol do jogo. Na segunda rodada, o América-RN joga na Vila Belmiro contra o Santos, enquanto o Vasco recebe o Sport, em São Januário.
Diante de um público que lotou o Machadão, o Vasco quase abriu o marcador aos 8 minutos, quando Renato cruzou da direita e André Dias concluiu na trave do goleiro Renê. O mesmo André perdeu chance clara aos 15, após invadir a área e chutar fraco em cima de Renê.
O América-RN deu trabalho para Sílvio Luiz quatro minutos depois, em cobrança de falta de Márcio Goiano bem defendida pelo goleiro cruzmaltino. O jogo era movimentado. Aos 26, o meia vascaíno Morais lançou Alan Kardec, que desperdiçou ao bater cruzado para a defesa de Renê.
Do outro lado, o time potiguar levou perigo em duas oportunidades seguidas. Primeiro com Souza arriscando de longe, quando Sílvio Luiz espalmou para escanteio. Na sequência, em uma cabeçada de Rogélio, que passou rente à trave. Ainda no primeiro tempo, o Vasco ficou sem o meia Morais, que se machucou e deixou o campo para a entrada de Abedi. Pouco depois de entrar, Abedi serviu Guilherme, que arriscou de fora da área e quase surpreendeu o goleiro adversário. Mesmo com chances para os dois lados, o primeiro tempo acabou com o 0 a 0 no placar.
As duas equipes voltaram mal para o segundo tempo. Além de esbarrar na qualidade do gramado, os jogadores já não mostravam o vigor físico dos primeiros 45 minutos. Mesmo assim, o Vasco conseguiu abrir o placar aos 20, em contra-ataque puxado por Alan Kardec, que tocou para André Dias, livre na área, bater no canto esquerdo de Renê.
Empolgado, o Vasco quase ampliou no minuto seguinte, mas o goleiro do América-RN salvou seu time em duas finalizações seguidas de Guilherme. Aos 22, Alan Kardec acertou cabeçada no travessão, após cobrança de escanteio.
Com o passar do tempo, no entanto, o América-RN partiu em busca do empate e o técnico Celso Roth colocou sua equipe na defesa para garantir uma vitória em sua estréia. Em um contra-ataque, já nos acréscimos, André Dias ainda perdeu a chance de marcar o segundo do Vasco, mas os três pontos já estavam garantidos.
GAZETA PRESS