| 13/05/2007 20h06min
O Juventude começou mal sua participação no Brasileirão de 2007. Jogando no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o time treinado por Ivo Wortmann foi derrotado pelo Corinthians por 1 a 0. O atacante Finazzi marcou o único gol da partida aos 32 minutos do primeiro tempo.
O clube caxiense joga em casa sua próxima partida pelo Brasileirão. No sábado, novamente às 18h10min, o time recebe o Paraná no Estádio Alfredo Jaconi.
O Alviverde conseguiu manter uma melhor postura dentro de campo no início do primeiro tempo. Com a chegada constante dos laterais ao campo ofensivo, a equipe de Ivo Wortmann dominou o confronto até a marcação do gol corintiano.
O time de Caxias quase abriu o placar no começo. Aos nove minutos, Michel dominou de frente para o gol e, de fora da área, soltou uma bomba. A bola passou raspando o poste do estreante Felipe.
O maior problema enfrentado pela equipe de Caxias era segurar o rápido ataque do Corinthians. O meia William apareceu em todas as partes do campo nos primeiros 45 minutos e mostrou porque é considerado uma das grandes promessas do futebol brasileiro na atualidade. Dificilmente, quando ele pegava na bola, era desarmado sem que pelo menos um marcador fosse deixado para trás. Everton, que fazia sua primeira partida com a camiseta corintiana, esbanjava velocidade pelos lados do campo. Enquanto isto, Finazzi apenas observava o esforço de seus companheiros e esperava que alguém lhe colocasse na cara do gol.
E foi justamente isto que aconteceu aos 32 minutos. Everton recebeu pela direita. Passou pelo marcador e invadiu a área com a bola dominada. O cruzamento saiu forte e Finazzi teve apenas o trabalho de esticar o pé esquerdo para abrir o placar.
Depois do gol, o Juventude se perdeu dentro de campo e foi controlado pelo time de Paulo Cesar Carpegiani até a chegada do intervalo da partida.
O Corinthians só não ampliou no reinício do confronto porque Rosinei errou um chute de frente para o gol, após receber um presente da zaga do Juventude aos três minutos do segundo tempo.
Aos 16, Wortmann começou a modificar sua equipe na tentativa do empate. O primeiro a entrar foi o centroavante Gabriel, na vaga de William. Antes disto, o Juventude conseguiu duas boas chegadas ao campo do ataque, novamente com seus laterais. Em uma destas jogadas, o lateral-direito Michel alçou uma bola com perfeição para Da Silva, que fechava no segundo pau. Antes do atacante completar para as redes, Zelão conseguiu desviar a trajetória da bola com a cabeça e impediu a igualdade.
A jornada do Juventude ficou ainda mais difícil depois que Michel foi expulso, aos 28 minutos, por entrada forte em William. Aos 37, Paulo Ramos entrou na vaga de Veiga para ver se conseguia dar mais lucidez ao meio-campo caxiense. Mas já era tarde demais.
Antes do apito final do árbitro Alicio Pena Junior, Lulinha, jovem revelação corintiana que havia entrado no lugar do estreante Everton, perdeu duas chances incríveis para aumentar o marcador.
Após a partida no Morumbi, o treinador Ivo Wortmann pediu demissão e não é mais o treinador da equipe do Juventude. Na partida de sábado, contra o Paraná, no Alfredo Jaconi, um novo técnico estará no comando.
VINICIUS REBELLO
vinicius.rebello@rbsonline.com.br