| 11/05/2007 12h56min
O judoca gaúcho João Derly está respirando aliviado. Depois de uma disputa acirrada com Leandro Cunha pela vaga nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o atleta da Sogipa foi confirmado na competição nesta sexta. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em Belo Horizonte.
– Sinto uma alegria e um alívio com a convocação para representar o Brasil no Pan – admitiu Derly.
Único brasileiro campeão mundial, Derly teve sua presença no Rio ameaçada. Na última semana, ele ficou com a medalha de bronze na etapa mineira da Copa do Mundo, mesmo resultado de seu concorrente Leandro Cunha. No final, a CBJ acabou optando pelo experiente campeão mundial.
– Não conseguimos uma definição na Copa do Mundo e acabamos escolhendo o João Derly por seus resultados anteriores – explicou o coordenador técnico da CBJ, Ney Wilson.
Outro judoca da Sogipa, Tiago Camilo, já tinha presença garantida no Pan. Carlos Honorato era favorito para a vaga na categoria até 90kg depois que seu rival Mário Sabino machucou o joelho. Porém, a comissão técnica da CBJ decidiu subir Camilo de categoria para o medalhista olímpico não ter de brigar pela vaga com Flávio Canto.
No feminino, a principal dúvida era na categoria meio-médio entre Vânia Ishii e Daniella Yuri. A última obteve melhores resultados em 2007 e acabou vencendo a disputa com a medalhista pan-americana. Daniela Polzin, Érika Miranda, Danielle Zangrando, Mayra Aguiar, Edinanci Silva e Priscila Marques completam o time.