| 18/04/2007 22h07min
Com o título conquistado na etapa de Campo Grande do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia no último final de semana, os campeões mundiais Márcio e Fábio Luiz ampliaram ainda mais a liderança no ranking nacional divulgado na terça-feira. A vitória dramática sobre Franco e Pedro Cunha na decisão disputada na capital sul-matogrossense valeu o terceiro título da dupla na temporada, superando o desempenho do ano passado, no qual venceu duas vezes.
Os números provam: 2007 tem sido melhor até que 2005, primeiro ano da parceria e também da conquista dos títulos brasileiro e mundial. Logo na temporada de estréia, os atletas da equipe Medley disputaram as finais das cinco primeiras etapas do campeonato. Levando em consideração a última etapa do calendário 2006, Márcio e Fábio Luiz já somam sete finais consecutivas.
Neste final de semana, em Brasília, a dupla tem grandes chances de ampliar a marca. Até agora, somente Ricardo e Emanuel foram capazes de superar o cearense Márcio e o capixaba Fábio Luiz. Os campeões olímpicos levaram a melhor nas etapas de Porto Alegre e Juiz de Fora. No entanto, por conta de uma contusão de Ricardo, a dupla se não competiu em Campo Grande. No Distrito Federal, Emanuel jogará ao lado de Renatão. A ausência dos principais adversários, entretanto, parece não fazer muita diferença para Márcio-Fábio Luiz
“Para vencer uma etapa, temos que trabalhar para ganhar de todos os adversários. O nível do vôlei de praia brasileiro está muito alto, principalmente no masculino. As oito primeiras duplas do ranking nacional têm todas as condições para fazer uma final – afirma o gigante Fábio Luiz, de 2m04, melhor bloqueador do circuito.
Brasília será a última parada dos brasileiros antes de seguirem para o Circuito Mundial, que tem abertura marcada para o dia 2 de maio, na China. As cinco etapas iniciais do torneio serão classificatórias para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e, assim como no cenário nacional, Ricardo-Emanuel e Márcio-Fábio Luiz monopolizam as atenções. Os primeiros levam vantagem de 320 pontos e a dupla comandada pelo técnico Ronald Rocha tem até o dia 17 de junho, em Espinho (Portugal), para tirar a diferença e garantir lugar no Pan. Até lá, 2 mil pontos estão em jogo.
Mas Ricardo-Emanuel e Márcio-Fábio Luiz não são os únicos brasileiros a verem o Circuito Mundial deste ano como a chance de alcançar competições maiores. Com pontuação zerada, o campeonato também valerá como definição para os Jogos Olímpicos de Pequim e este é o objetivo central da dupla recém-formada pelo carioca Pedro Solberg e o brasiliense Harley.
– Já conquistamos um bronze em Santos logo na estréia da nossa parceria. Estamos crescendo e fazer uma boa apresentação em Brasília, que é a minha casa, é o primeiro passo para embarcar para China com o pé direito – disse Harley.