| 16/04/2007 18h45min
A antecipação do envio de homens da Força Nacional de Segurança que atuarão nos Jogos Pan-Americanos que acontecerão no Rio de Janeiro, em julho, foi anunciada nesta segunda pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. A decisão foi a única medida concreta da reunião realizada no Palácio Laranjeiras para definir a forma de atuação das Forças Armadas no combate à criminalidade.
Ao final do encontro Tarso Genro informou que nos próximos 10 dias serão enviados para o Rio mais 400 homens da Força Nacional de Segurança. Eles se juntarão aos outros 400 que já atuam no Estado desde o início do ano, no apoio logístico ao combate ao crime organizado. Também irão para o Rio nos próximos dias entre 200 a 300 agentes da Polícia Rodoviária Federal.
Em até 45 dias, ainda de acordo com o ministro Tarso Genro, aos 800 homens da Tropa Nacional de Segurança se somarão outros 5.200 homens – totalizando 6 mil homens que atuarão na segurança pública nos Jogos Pan-Americanos – antecipando desta forma, em cerca de 45 dias o cronograma inicial previsto para a chegada de todo o contingente da Força Nacional que atuará durante os jogos.
Participaram da reunião no Palácio Laranjeiras, além do ministro Tarso Genro, o ministro da Defesa, Waldir Pires, os comandantes da Aeronáutica, Juniti Saito; da Marinha, Júlio Soares de Moura, e do Exército, Enzo Martins Peri; os secretários nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Correia, e estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, além do governador Sérgio Cabral Filho.
A forma de atuação das Forças Armadas na segurança pública no Estado, o principal objetivo da reunião, no entanto, ainda não foi definida. O governo estadual terá 10 dias para entregar um documento oficial com suas propostas. Depois disso, o governo federal terá outros 15 dias para responder.
AGÊNCIA BRASIL