| 15/10/2002 11h45min
O brasileiro Gustavo Kuerten não resistiu ao cansaço e está fora do Masters Series de Madri (quadra de carpete coberta, premiação total de US$ 2,95 milhões), na Espanha. Nesta terça, dia 15 de outubro, em partida válida pela primeira rodada, Guga perdeu para o tailandês Paradorn Srichaphan por 2 sets a 0, parciais de duplo 6/4. Na segunda rodada, Srichaphan enfrenta o britânico Tim Henman, cabeça-de-chave número 4 em Madri.
Vindo do vice-campeonato no Torneio de Lyon, conquistado no último domingo, Guga sentiu o peso de uma semana inteira de jogos sem muito tempo para descansar. Mesmo com o jogo bem mais adaptado às quadras de carpete cobertas do que na temporada passada, o brasileiro não conseguiu reagir ao estilo consistente e agressivo de Srichaphan. O tailandês dominou a partida de tal maneira que Guga não chegou a ter sequer um break point a seu favor.
No primeiro set, Guga conseguiu manter seu serviço até o quinto game, quando Srichaphan conseguiu a primeira quebra da partida. O tailandês abusou das bolas cruzadas no fundo da quadra para minar a resistência do brasileiro e vencer o set em 6/4. Na segunda série, a quebra de Srichaphan ocorreu no sétimo game. Cansado, Guga não tinha a mesma agilidade e rapidez para alcançar as bolas milimétricas que o tailandês mandava na linha. Segurando a vantagem, Srichaphan fechou em novo 6/4 e avançou à segunda rodada em Madri.