| 11/04/2007 01h29min
O Inter venceu o Emelec por 2 a 1 na noite desta terça-feira no Estádio George Capwell, em Guayaquil. Com o resultado, o clube gaúcho se mantém vivo na luta pelo bicampeonato da Copa Libertadores da América e torce para que o Nacional não vença o Vélez Sarsfield, nesta quinta, para decidir a vaga contra a equipe uruguaia no Beira-Rio, no dia 19.
Os gols foram marcados por Iarley e Alexandre Pato, pelo Inter, e Arroyo, pelo Emelec. Mesmo com a vitória, o Colorado permanece na terceira colocação do Grupo 4, empatado no número de pontos com o Nacional. Já o time equatoriano é o lanterna, com três pontos, e o Vélez é o líder, com oito.Embora a imprensa do Equador já tivesse jogado a toalha para a classificação do clube do país, o Emelec veio para cima do Inter e teve boas chances no começo da partida. No primeiro lance, Rivera bateu de longe, forte, mas Clemer espalmou para escanteio. Poucos minutos depois, a linha de impedimento colorada falhou e Morales, por pouco, não marcou ao ser lançado na grande área.
O Inter ia mal, errava muitos passes e abusava dos lançamentos para Alexandre Pato. Aos 27 minutos, o Emelec perdeu outra grande chance. Caicedo cruzou, a zaga colorada bateu cabeça e Viatri, livre, chutou para fora, quase de dentro da pequena área. O time equatoriano tinha o domínio do jogo. Por isso, o técnico Abel Braga fez uma mudança tática sem alterar os jogadores. O treinador recuou Edinho para a zaga, ao lado de Índio e Hidalgo, trocando o esquema 4-4-2 pelo 3-5-2. A mudança veio bem e, aos poucos, o Colorado foi crescendo na partida. Em um dos lances, Alexandre Pato bateu cruzado, com muito perigo, de dentro da área. Por pouco, Iarley não alcançou a bola e marcou. Logo depois, novamente Pato foi lançado dentro da área. A bola acabou sobrando para Fernandão, que chutou em cima do goleiro equatoriano. No rebote, em condição ilegal, Iarley marcou, quase sem ângulo.Nos descontos da primeira etapa, a linha de impedimento do clube gaúcho voltou a marcar bobeira. Morales recebeu lançamento longo e tocou rasteiro para Arroyo completar e empatar a partida.
No segundo tempo, as duas equipes voltaram sem mudanças. Antes do apito inicial, os jogadores colorados, liderados por Fernandão, se reuniram em campo, parecendo fazer cobranças mútuas, principalmente na marcação. O Inter melhorou e tomou o controle do campo pela primeira vez. Aos sete minutos, Rubens Cardoso, um dos destaques da partida, cruzou, Pato matou a bola com estilo e meteu no canto esquerdo do goleiro Angulo, recolocando o clube gaúcho na frente. O Colorado ainda teve chances de ampliar. Iarley, por duas vezes, prendeu a bola demais e deixou de colocar os colegas na frente do gol. Fernandão, de semi-voleio, também quase marcou de fora da área.No final, o Emelec não mostrou força ofensiva para tentar empatar. O Colorado recuou e passou a atuar nos contra-ataques.
Agora, o Inter precisará vencer o Nacional, na última rodada. Caso a equipe uruguaia perca ou empate com o Vélez, uma vitória simples bastará para a classificação. Se o clube uruguaio vencer, o Colorado será obrigado a golear no Beira-Rio, dia 19.
DIEGO GUICHARD
diego.guichard@rbsonline.com.br