| 07/04/2007 12h43min
A Suécia soube aproveitar muito bem a vantagem de atuar em casa, arrasou a atual vice-campeã Argentina e se classificou para as semifinais do grupo mundial da Copa Davis, após vencer o jogo de duplas neste sábado.
O terceiro e decisivo ponto veio na vitória de Jonas Bjorkman e Thomas Johansson sobre David Nalbandian e Guillermo Cañas por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7-4), 6/2 e 6/3. Na sexta-feira, a Suécia já havia vencido os dois jogos de simples em Gotemburgo com Johansson e Robin Soderling.
Assim, os suecos devolvem a amarga derrota imposta por 5 a 0 pelos argentinos na primeira rodada do ano passado e esperam os vencedores da série entre EUA e Espanha.
Em caso de triunfo dos EUA, a semifinal será disputada na Suécia, já que o último confronto foi disputado em território norte-americano, com vitória dos anfitriões por 4 a 1 pelas quartas-de-final de 2004. Já com a Espanha, os suecos atuariam fora de casa, pois foram os mandantes no último duelo, que teve triunfo da Suécia por 4 a 1, na semifinal de 1998.
Com o revés, a Argentina tem sua pior performance na Davis nos últimos três anos. Em 2005, o país foi às semifinais e no ano passado perdeu a final para a Rússia. Já a Suécia volta a uma semifinal após seis anos. A última vez fora em 2001, quando caiu diante da Austrália por uma vaga na decisão.
GAZETA PRESS