| 31/03/2007 16h34min
Com a melhor campanha da primeira fase e a vaga às semifinais já assegurada, o Grêmio enfrenta o Brasil de Pelotas às 16h deste domingo, no Bento Freitas, com time reserva. Os titulares já começam a ser poupados para jogo do dia 11 de abril contra o Cúcuta, na Colômbia, pela Copa Libertadores.
Será uma ótima oportunidade para o técnico Mano Menezes dar ritmo a jogadores que não vem sendo muito aproveitados e que mais adiante podem ser importantes na competição sul-americana, casos dos zagueiros Teco e Pereira, dos laterais Bruno Teles e Jucemar e dos volantes Sandro e Gavilán.
– Temos que vencer sempre. O fato de um jogador não estar atuando não significa que ele tenha o direito de se acomodar – afirma Mano.
Já para Marcelo Grohe será a estréia na temporada. Com Saja e Galatto poupados, o terceiro goleiro do Grêmio volta a jogar depois de cinco meses. Sua última partida foi no dia 8 de novembro de 2006, contra o Juventude. Naquele jogo, sofreu uma luxação no dedo mínimo da mão direita e perdeu espaço no time.
– Depois de tanto tempo, é uma Copa do Mundo – brinca o goleiro.
O volante Edmílson e o centroavante Tuta, que estão voltando de lesões e ainda precisam readquirir o ritmo de jogo, serão os únicos titulares em campo. Já o volante Diego Souza, que parece ter perdido a condição de titular, ganha uma chance para mostrar serviço. O atacante Everton completa a escalação.
Mas se para o Grêmio o jogo é apenas para cumprir tabela, para o Brasil é decisivo: uma vitória praticamente garante a permanência do clube na primeira divisão. Já um empate ou uma derrota prolongarão até a última rodada o sofrimento da fanática torcida Xavante, que, aliás, deve lotar o Bento Freitas.
O técnico Suca comandou treinamentos com portões fechados para testar duas alternativas de esquema tático: o 4-4-2, com a presença do meia Batata na armação, e o 3-5-2, com o zagueiro Scharles no lugar do meia. Outra novidade pode ser a entrada de Fernando Mello no ataque, no lugar de Reinaldo.
RÁDIO GAÚCHA E ZERO HORA