| 28/03/2007 19h21min
Foi lançado na tarde da última terça, dia 27, um plano de ação preventiva para a contenção de uma eventual pandemia da gripe aviária pelo Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte. O porto está entre os 10 principais do país que integram o plano nacional de ação preventiva.
Participaram da reunião representantes do Ministério dos Transportes (MT), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Universidade Federal de São Paulo, da Delegacia da Capitania dos Portos, Receita Federal, sindicatos, Polícia Federal e Prefeitura Municipal.
O plano consiste na adoção de estratégias de prevenção e na reordenação da estrutura física dos portos que deverão sofrer algumas intervenções para a instalação dos equipamentos que irão auxiliar no controle das embarcações que atracarem no porto local. Além disso, o projeto prevê a preparação da rede de saúde de cada uma das cidades onde os portos estão instalados para atender eventuais casos ou suspeitos.
O porto deverá ganhar uma área específica para o embarque e desembarque dos passageiros, além de equipamentos para a esterilização de cargas e para tratamento dos resíduos sólidos.