| 22/03/2007 20h36min
A nova ministra do Turismo, Marta Suplicy, passou seis horas reunida, nesta tarde, com o o atual ministro, Walfrido dos Mares Guia, para conhecer os detalhes da pasta. Na saída, às 19h30m, Marta disse que ficou impressionada com o tamanho do ministério.
- Foi ótimo, fiquei impressionada - disse.
A ex-prefeita de São Paulo almoçou no ministério e depois fez reuniões de trabalho para conhecer as ações do governo Lula nos últimos quatro anos na área de turismo. Ao ser apresentado ao Portal Brasileiro de Turismo, site do ministério, a ministra mostrou interesse pela marca Brasil, criada em 2004 e que aparece em todos os produtos de exportação brasileiros.
Ao ser informada que o número de feiras do Brasil no exterior, de responsabilidade da Embratur, subiu de 15 em 2002 para 40 em 2006, a ministra quis saber das feiras dentro do Brasil, mas foi informada que o Ministério do Turismo cuida apenas das feiras no exterior.
Na reunião, Walfrido fez questão de informar à ministra que a crise do setor aéreo não está prejudicando o setor do turismo. Segundo dados repassados a Marta, o desembarque de passageiros de vôos nacionais registrou em fevereiro um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2006. Foram 3,68 milhões de desembarques no mês. A expectativa do governo é que em 2007 os desembarques domésticos superem a marca de 50 milhões de passageiros.
No caso de passageiros vindos de vôos internacionais, também houve uma melhora, mas o número ainda continua menor que no mesmo período de 2006. Em fevereiro de 2006, foram 569 mil desembarques contra 535 em fevereiro de 2007. A explicações foram dadas à ministra pela presidente da Embratur, Jeanine Pires, e pelo secretário-executivo do ministério, Márcio Favilla.
Marta Suplicy toma posse no Turismo nesta sexta-feira, no mesmo momento em que Walfrido dos Mares Guia é empossado no Ministério das Relações Institucionais.
AGÊNCIA O GLOBO