| 22/03/2007 18h45min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o nome do deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) para o Ministério da Agricultura. Lula esteve reunido com o deputado, além do presidente do PMDB, Michel Temer (SP), o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), na tarde desta quinta-feira.
O novo ministro enfrenta resistência dos deputados ruralistas. Em reunião ontem com Temer, parlamentares de PFL, PDT, PP, PR e do PT pediram a indicação do deputado ruralista Moacir Micheletto, colega de bancada de Stephanes.
Stephanes é o nono ministro da reforma definido pelo presidente Lula. Ele deve tomar posse nesta sexta-feira. O deputado foi indicado para o cargo pela bancada do partido na Câmara, depois que o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistiu da pasta, no último fim de semana. Balbinotti é investigado pelo Supremo Tribunal Federal.
Stephanes foi Ministro da Previdência no governo de Fernando Henrique Cardoso, e assumirá
o lugar de Luís Carlos Guedes Pinto.
Ele é quinto peemedebista no governo Lula. O partido já ocupa os ministérios da Integração Nacional (Geddel Vieira Lima), Comunicações (Hélio Costa), Saúde (José Ramos Temporão) e Minas e Energia (Silas Rondeau).
O Ministério da Agricultura foi cedido ao PMDB neste segundo mandato, em acordo com a coalizão de partidos que apóiam Lula.