| 20/03/2007 08h41min
Os principais aeroportos do país ainda registram atrasos na manhã desta terça, mas a situação é mais tranqüila do que ontem, quando cerca de 30% dos vôos previstos tiveram demoras superiores a uma hora. Segundo balanço da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), entre 0h e 8h de hoje, 62 das 398 partidas e chegadas previstas atrasaram mais de uma hora, índice de 15,6%.
No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 8h30min, apenas um vôo vindo de São Paulo estava atrasado. Em Florianópolis, não havia problemas.
Também por volta das 8h30min, no aeroporto Tom Jobim, no Rio, segundo a Globo News, havia seis vôos com atrasos entre 40 minutos e uma hora. Às 8h, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrava cinco pousos e uma decolagem com demora. A espera maior era em um vôo que deveria ter chegado de Salvador (MT) às 5h55min, mas foi confirmado para pousar somente às 8h. Um vôo vindo de Cuiabá (MT) chegou às 7h25min, com
quase duas horas de atraso.
A confusão nos terminais é conseqüência de problemas ocorridos no fim de semana. No domingo, a pista do aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, teve que ser fechada por causa do mau tempo. Também houve uma falha no sistema do centro de controle aéreo de Brasília, o Cindacta 1. Muitos vôos sofreram atrasos e foram remarcados para segunda. Outras viagens foram canceladas.
Ontem, em reunião emergencial com autoridades do setor aéreo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou apuração imediata e rigorosa do que ocorreu nos últimos dias. Determinou ainda que os usuários recebam informações de modo rápido e correto nos aeroportos e que sejam implementados equipamentos reserva eficientes e eficazes.