| 19/03/2007 13h54min
O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, teve atrasos de mais de 40 minutos em sete dos 10 vôos previstos para a manhã desta segunda-feira. O índice de 70% é maior que a porcentagem nacional (29,2%) divulgada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) por volta do meio-dia.
No entanto, o índice da Infraero contabiliza apenas os atrasos com mais de uma hora. Segundo a empresa, 245 das 839 partidas e chegadas programadas até as 12h desta segunda-feira sofreram atrasos de uma hora ou mais. O índice atualizado ao meio-dia é pouco maior que o registrado no meio da manhã (28,4%).
A Infraero prevê que o tráfego aéreo nacional volte ao normal durante a tarde. Segundo o site G1, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou reunião emergencial para discutir os novos atrasos.
Participam do encontro o ministro da Defesa, Waldir Pires, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da própria Infraero.
O aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país e localizado na na área urbana da capital paulista, está com 19 vôos atrasados. A espera em alguns caso já chega a quase três horas.
Em Garulhos (SP) foram registrados 62 atrasos com mais de 45 minutos até o meio-dia. No Tom Jobim, no Rio, o número passa de 20, enquanto em Porto Alegre houve 14 atrasos pela manhã.
Os atrasos em todo o país são conseqüência de problemas ocorridos no fim de semana em Brasília e São Paulo. Ontem, a pista de Congonhas teve que ser fechada por causa do mau tempo.
Também houve uma falha no sistema do centro de controle aéreo de Brasília, o Cindacta-1. Muitos vôos sofreram atrasos e foram remarcados para esta segunda. Outras viagens foram canceladas.