| 19/03/2007 19h16min
O ex-ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, foi confirmado na Secretaria de Portos, novo cargo criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá status de ministério. O nome de Britto, que pertence à cota do PSB, foi anunciado pelo líder do partido na Câmara, Márcio França. A escolha de Britto supre uma reivindicação do PSB, que não estava satisfeito em ter apenas o Ministério de Ciência e Tecnologia no novo governo.
O anúncio poderá criar uma nova crise no governo Lula. Os líderes do PR (ex-PL) afirmaram que o partido poderá deixar o governo caso a Secretaria dos Portos seja mesmo desvinculada do Ministério dos Transportes. A idéia do governo é de que a Secretaria fique sob a alçada da presidência da República.
– Se assim for, abdicaremos de participar administrativamente do governo. Essa é uma decisão de partido, o que não significa, no entanto, deixar de apoiar o presidente politicamente – disse o líder do partido, Luciano Castro (RR).
Indagado se criaria mais uma dor de cabeça para Lula na montagem de seu ministério, Castro rebateu:
– Nós somos o remédio, não somos a dor de cabeça.
De acordo com o desenho da reforma ministerial, os Transportes ficam com o PR, tendo como titular Alfredo Nascimento, que já ocupou a pasta durante parte do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
AGÊNCIA O GLOBO