| 18/03/2007 18h01min
Se na Libertadores a situação é complicada, no Gauchão o Grêmio está sobrando. Sem vários titulares, a equipe de Mano Menezes venceu o Caxias por 3 a 1 na tarde deste domingo, no Centenário, e garantiu classificação para as semifinais com quatro rodadas de antecedência. Everton, Pereira e Patrício marcaram os gols tricolores; Zé Roberto descontou para o time grená.
Com mais uma vitória, o Grêmio soma 34 pontos de 36 possíveis e garante matematicamente a primeira posição na Chave 2. O Caxias, por sua vez, fica em situação complicada. O time de Edson Gaúcho segue com 17 pontos e perde a terceira posição para o São José-PA, que venceu o 15 de Novembro por 2 a 0 e chegou aos 18 pontos.
Nos primeiros minutos de jogo, parecia que o Caxias tiraria a invencibilidade do Grêmio no Gauchão. Os donos da casa mandaram duas bolas no travessão de Saja, uma atrás da outra. A primeira delas aos 13, em chute de William de fora da área. Saja chegou a tocar na bola. No lance seguinte, Zé Roberto cobrou falta da ponta esquerda e o goleiro espalmou mais uma vez no travessão.
O susto pareceu acordar o time do Grêmio, que a partir dele passou a tomar conta do jogo. Aos 20 minutos, Bruno Teles chutou de fora da área e a bola passou raspando a trave do goleiro Humberto. Mas o gol só saiu com a colaboração da defesa do Caxias. Aos 30 minutos, Humberto cobrou tiro de meta nos pés de Patrício, que lançou Everton. O atacante invadiu a área e tocou na saída do goleiro.
Em desvantagem no placar, Edson Gaúcho veio para a segunda etapa com duas alterações. O técnico tirou o volante Jorge Luiz e colocou Jajá no ataque, além de trocar Jonathas por Márcio Rozário na lateral-esquerda. Mas o Grêmio soube neutralizar o ímpeto dos donos da casa e esperar o melhor momento para contra-atacar.
Aos cinco minutos, Patrício cobrou falta da intermediária. Ramon atraiu a atenção da zaga do Caxias e Pereira ficou livre na pequena área. O zagueiro teve tempo de dominar na coxa e tocar na saída de Humberto para fazer 2 a 0.
Depois de dar duas assistências, Patrício deixou o seu aos 17 minutos. Carlos Eduardo chutou da entrada da área, Humberto não segurou e Everton, em posição irregular, foi derrubado pelo goleiro. Pênalti marcado por Leonardo Gaciba e cobrado com categoria pelo lateral, capitão do time na ausência de Tcheco.
O Caxias conseguiu descontar aos 33 minutos, também de pênalti. Teco cometeu pênalti em Nailson. Zé Roberto bateu forte e Saja conseguiu tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol do time grená. No final, Patrício recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. Mesmo assim, saiu aplaudido pela torcida tricolor.