| 17/03/2007 16h54min
O deputado Odilio Balbinotti (PMDB-PR) avisou ao presidente do PMDB, Michel Temer (SP), na tarde deste sábado que desistiu da intenção de ser nomeado ministro da Agricultura. Balbinotti prometeu enviar um carta a Temer ainda neste sábado confirmando a desistência. A informação é do site G1.
O recuo de Balbinotti atende a um desejo do comando do PMDB que torcia para que ele anunciasse por conta própria a desistência em ser ministro. Maior produtor de sementes de soja do país, Balbinotti perdeu força depois que descobriu-se que ele era investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) num processo sigiloso.
A situação do deputado tornou-se mais delicada após reportagem do jornal O Globo neste sábado que trouxe documentos que revelam que ele teria usado ex-empregados de sua empresa como "laranjas" numa operação financeira.
O comando do PMDB já estuda um novo nome para apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima segunda para substituir Balbinotti. O favorito é o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS).