| 16/03/2007 21h57min
O australiano Ian Thorpe, que deixou a natação profissional há alguns meses, com apenas 24 anos, encara o Mundial de esportes aquáticos como o início de uma nova vida fora das piscinas. Mesmo se não aceitar uma oferta para comentar as provas em Melbourne, a idéia de Thorpe é produzir um programa destinado aos jovens australianos. A informação é de seu representante, Dave Flaskis, que não deu mais detalhes sobre o assunto.
Por outro lado, está mais que confirmada a presença de Thorpe numa série de 13 programas em que o ex-nadador viajará ao redor do mundo para apresentar novas tendências da música, moda e cultura.
De fato, Thorpe é o mais indicado para a missão: o ex-nadador é um "bon vivant", representante da cultura metrossexual, foi eleito embaixador mundial da marca de roupas Armani e, há algum tempo, chegou a projetar suas próprias jóias com a ajuda da marca Autore South Sea Pearls.
Thorpe, que conquistou cinco medalhas olímpicas e obteve 13 recordes mundiais, vem aparecendo seguidamente na televisão. A última vez foi como jurado no programa Austrália's Next Top Model, um programa para promover as novas modelos australianas.
Nos últimos anos, o nadador já tinha feito algumas aparições no mundo audiovisual. Em 2002, ele apareceu na série Undercover Angels, uma espécie de As Panteras, e também, em 2000, num episódio do seriado americano Friends, do qual já se disse fã.
O ex-nadador vai conhecendo um mundo um pouco diferente do que estava acostumado até agora, em meio à pressão do esporte – fator que o levou a anunciar a aposentadoria.
O agora aposentado de ouro, nadador mais jovem a pertencer à equipe australiana e a conquistar medalhas no Mundial (tinha 15 anos em 1998), Thorpe precisa se reinventar e, aos 24 anos, tem tempo de sobras para isso. Porém, algumas vozes como as de Bill Sweetenham, técnico australiano e agora diretor técnico da Federação Britânica de Natação, sabem que Thorpe voltará às piscinas antes do esperado.