| 13/03/2007 22h12min
A possibilidade de o Brasil não contar com nomes importantes do esporte nacional nos Jogos Pan-Americanos fez com que o ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr., decidisse intervir. Ele quer que as confederações esportivas cheguem a um acordo com atletas e entidades que estariam dificultando a presença de nomes de destaque – como Rodrigo Pessoa e Doda (hipismo) e Leandrinho (basquete). As informações são do site GloboEsporte.com.
Para o ministro, a ausência de atletas de nível mundial prejudicaria muito o Brasil em um momento de investimentos maciços no esporte. O ministro declarou que teve uma conversa com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, em que manifestou preocupação com a possível ausência de Rodrigo Pesssoa. Orlando Silva pressionou o COB para que o critério da seletiva do hipismo não seja modificado, com provas apenas no Brasil.
– Se os melhores atletas competem no Exterior, eles não podem ser penalizados por isso. Os critérios deveriam prever esse tipo de situação, e não o inverso, que faz com que os melhores fiquem fora – declarou o dirigente.
Outro tema que irritou Orlando Silva Jr. foi a notícia de que a Confederação Brasileira de Basquete não contaria com o armador Leandrinho por conta dos problemas com o pagamento de seguro para algumas jogadoras no Mundial Feminino, disputado em 2006, em São Paulo, que teriam assustado a equipe do brasileiro na NBA, o Phoenix Suns.
– Conversei com o presidente Bozikis e pedi que fossem encontrados mecanismos para que as equipes nas quais os nossos principais atletas atuam saibam que há todo o interesse do Brasil em contar com estes atletas – disse o ministro.