| 13/03/2007 18h47min
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) emitiu nesta terça nota oficial garantindo que, desde 2003, tem a prática de pagar à NBA o seguro contra acidentes dos jogadores da Seleção que defendem clubes da liga norte-americana. Na última quarta, dia 7, o armador brasileiro Leandrinho, do Phoenix Suns, declarou que poderá ficar de fora dos Jogos Pan-Americanos, que ocorrem em julho no Rio de Janeiro, se a CBB não arcar com a despesa.
– Desde 2003, quando o pivô Nenê Hilário, do Denver Nuggets, foi convocado e disputou o Torneio Pré-Olímpico das Américas, em Porto Rico, a CBB paga para a NBA um seguro no valor determinado pela entidade americana. E tem sido esse o procedimento até hoje – diz o documento.
De acordo com a CBB, quando um atleta da NBA é convocado, um ofício é enviado à entidade norte-americana confirmando a convocação dos atletas e o período que eles ficarão sob o comando do técnico Lula Ferreira. Os americanos enviam um documento com o valor a ser pago e, só depois que o depósito é feito, o jogador é liberado.