| 12/03/2007 09h15min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou esta manhã em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, o sucesso da visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil, George W. Bush, na semana passada. Citou mais uma vez o acordo assinado na questão do álcool. Para Lula, o futuro desse produto no mercado externo é promissor e disse que a transformação do álcool combustível em commodity (produto cujo preço é determinado em bolsa de mercadorias) é um caminho “irreversível”.
Para Lula, quanto mais países começarem a usar o álcool como forma de reduzir a emissão de gases que contribuem para o aquecimento do planeta, maiores serão as chances de o preço do combustível ser estipulado no mercado internacional.
– Nós temos de ter mais responsabilidade, porque nós temos que, não só oferecer o álcool, mas garantir o suprimento do mercado brasileiro e do mercado internacional – afirmou.
Ele garantiu que se o Brasil tiver de produzir mais etanol para
atender à demanda de outras nações,
não serão sacrificadas florestas ou áreas destinadas à produção de alimentos. Lula vai aos Estados Unidos no fim do mês e segundo ele a questão do etanol e do biodiesel volta a ser discutida.