| 08/03/2007 18h41min
A delegação brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 terá cerca de 310 atletas mulheres representando o país na competição. Esta é estimativa do Departamento Técnico do Comitê Olímpico Brasileiro, que projeta uma estimativa de 699 atletas no total da delegação. Se essa estimativa se confirmar, a quantidade de atletas mulheres corresponderá a 44% do total de atletas do Brasil no Rio 2007. Este percentual demonstra a participação cada vez maior das mulheres no esporte brasileiro de alto rendimento. Nos Jogos Pan-Americanos Santo Domingo 2003 o Brasil foi representado por um total de 467 atletas, sendo 187 mulheres, que corresponderam a 40% da delegação. Em Winnipeg 99 as mulheres foram 38% do total de atletas.
Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, este crescimento comprova que o Brasil está inserido no contexto do esporte mundial.
– No mundo todo as mulheres conquistam cada vez mais espaço no esporte, e no Brasil não é diferente. Essa evolução tem sido observada também nos Jogos Olímpicos. Em Atenas 2004 as mulheres foram praticamente a metade da delegação brasileira. Isso nos orgulha muito, não só pela capacidade que elas vêm demonstrando, como pelo trabalho conjunto do COB com as Confederações, sobretudo após os recursos da Lei Agnelo/Piva, que possibilitaram investimentos permanentes e contínuos no esporte – analisa Nuzman.
Gerente geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier explica que a delegação brasileira será fechada no dia 22 de junho.
– Esta é a data limite para a inscrição nominal dos atletas. Então, temos que aguardar até o final de junho para saber exatamente o tamanho final da delegação, inclusive o número de atletas mulheres. Mas a expectativa é que se mantenha nessa ordem de 300 a 310 mulheres – afirma.