| 05/03/2007 17h10min
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, participa em Genebra de negociações com autoridades de outras potências comerciais para tentar promover avanços na Rodada de Doha.
Amorim, que se reuniu hoje com a representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, se encontrará amanhã com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.
O chefe da OMC reuniu-se hoje separadamente com Schwab; o ministro do Comércio indiano, Kamal Nath, e o comissário do Comércio europeu, Peter Mandelson.
As conversas, que acontecem a portas fechadas, "têm sido construtivas", disse hoje um porta-voz da embaixada dos EUA na OMC, sem dar detalhes sobre o conteúdo das reuniões de Schwab,
A representante americana, que deixou Genebra após o fim das reuniões, reuniu-se separadamente, com Lamy, além de Amorim, após ter se encontrado no final de semana com Nath e Mandelson em Londres.
As negociações sobre agricultura são a chave para que a Rodada de Doha, lançada em 2001 e que já está mais de dois anos atrasada, avance rumo a um acordo ou acabe com um fracasso definitivo.
Os países da OMC concordaram em janeiro em retomar as negociações paralisadas desde o final de julho de 2006, porque Brasil, EUA, União Européia (UE), Japão, Austrália e Índia não conseguiram chegar a um acordo em matéria agrícola.
Um entendimento entre essas potências comerciais seria apresentado depois ao resto dos integrantes da OMC.
EFE