clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 01/10/2002 21h22min

Besc conclui demissões até dia 15 de outubro

O Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) pretende concluir até o dia 15 deste mês o Plano de Demissão Incentivada (PDI) em Florianópolis. A afirmação foi feita nesta terça-feira, dia 1º de outubro, pelo presidente do Besc, Natalício Pegorini, que espera finalizar o mais rápido possível as dispensas dos funcionários da Capital que aderiram ao PDI.

Nesta quarta-feira, o banco retoma a implantação do PDI, que teve início na última sexta-feira, com a dispensa de quatro funcionários.

– Fizemos um teste e já conseguimos rescindir os contratos de 30 funcionários. Pelos meus cálculos, toda a base de Florianópolis vai estar dispensada até a metade deste mês – afirmou Pegorini ao Diário Catarinense.

Segundo o presidente do Besc, 4.406 funcionários optaram pelo PDI em Santa Catarina. Deste total, 1,5 mil devem ser dispensados antes da privatização do banco, prevista para ocorrer no dia 20 de novembro, caso nenhuma ação judicial interrompa o processo. Pegorini afirmou que, somente na Capital, o número de desligados deve ultrapassar a marca de 700 pessoas. O restante dos empregados será desligado gradativamente do banco até 2004. Ele também informou que no interior do Estado o PDI já está totalmente implantado.

Pegorini disse que o edital sobre a privatização do Besc deve ser publicado até o final desta semana. Segundo o presidente, o processo de aceleração do PDI e a finalização do cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) estão sendo coordenados pela BDO, uma empresa de auditoria de São Paulo. A empresa supervisiona os valores pagos aos funcionários demissionários. Além da BDO, na sede central do Besc estão representantes da Caixa Econômica Federal e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para fiscalizar o cumprimento do ACT, que foi aprovado por uma assembléia com cerca de dois mil funcionários na semana passada.

Para os funcionários interessados em aplicar o dinheiro recebido, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mantém um representante no banco para orientar os demissionários como e onde investir as suas verbas rescisórias.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.