| 28/02/2007 15h12min
Os atletas brasileiros de esgrima, pentatlo moderno e saltos ornamentais são os próximos na lista de avaliação médica para os classificados ou candidatos a uma vaga nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho. A iniciativa é resultado de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Centro de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte (CENESP).
As avaliações serão realizadas na Escola de Educação Física do Exército na Urca, no Rio de Janeiro. Os atletas de esgrima e pentatlo moderno realizam os exames nesta quinta e sexta-feira. As meninas da natação sincronizada passam pelos testes até 6 de março.
– O objetivo é avaliar as reais condições dos atletas brasileiros nas diversas modalidades e planejar individualmente a preparação até os Jogos Pan-americanos – explica o gerente-geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier.
Atletas de lutas e levantamento de peso já fizeram os exames na Urca. De acordo com o capitão Carvalho Lima, responsável pelos testes da rede CENESP, os exames vão utilizar conceitos e tecnologia até agora pouco utilizados no esporte brasileiro, diagnosticando as principais necessidades de treinamento e nutrição dos atletas.
– Somos uma equipe multidisciplinar que realiza exames laboratoriais, de campo e nutricionais, de acordo com as necessidades específicas de cada modalidade – explica o capitão. – O chefe de equipe ou o diretor técnico da confederação se reúne conosco e explica como é feito o treinamento da modalidade, o que nos dá a base para a definição dos exames a serem realizados. Então, efetivamos os exames e diagnosticamos os problemas detectados. Depois nos reunimos novamente com a Confederação, mostramos o diagnóstico e apontamos os caminhos para que os atletas otimizem o treinamento, atacando os pontos falhos – avalia.
GAZETA PRESS