| 30/09/2002 15h50min
A direção do Grêmio anunciou na tarde desta segunda, 30 de setembro, o último reforço para a disputa do Campeonato Brasileiro, cujas inscrições se encerraram no final da tarde. Trata-se do zagueiro Samuel (foto), que disputava a Série B pelo Criciúma e teve passagens pelo Caxias e pelo futebol europeu – atuou um ano no Peruggia. O acerto com a direção gremista foi feito na noite de domingo.
Indicado pelo próprio Tite, Samuel foi localizado em Campinas, no domingo à noite. Estava retornando do Maranhão com a delegação do Criciúma, que havia perdido no sábado para o Sampaio Corrêa por 3 a 2. Nem seguiu viagem até Santa Catarina: veio direito a Porto Alegre para ser apresentado nesta segunda.
O novo zagueiro tricolor está bem fisicamente. Recém recuperado de uma contratura na coxa que o deixou parado por 15 dias, jogou três minutos contra o Sampaio Corrêa. Por ironia, a sua estréia no Criciúma foi também a despedida. O problema é a
falta de ritmo: a última partida inteira
de Samuel aconteceu em abril, no Peruggia. Quando chegou a Santa Catarina, em agosto, passou 40 dias se tratando de uma tendinite no joelho esquerdo.
Samuel chega como alternativa ao pentacampeão Anderson Polga, que se lesionou e não tem tempo previsto para voltar a atuar. O empréstimo do jogador até o final do ano custará cerca de R$ 40 mil ao Grêmio. O Criciúma é dono de 50% do passe do atleta e a outra metade pertence a um empresário.