| 22/02/2007 22h26min
O Grêmio continua arrasador em 2007. Na noite desta quinta, na sétima partida pelo Gauchão, a equipe de Mano Menezes goleou o Brasil-Pe por 6 a 2, no Estádio Olímpico. Os gols do tricolor foram marcados por Schiavi, Douglas, Tcheco, William, Ramon e Carlos Eduardo. Régis e Millar marcaram para o Xavante e quebraram a invencibilidade do goleiro Saja com a camiseta do clube gaúcho.
O Tricolor é líder disparado do Grupo 2 do Gauchão com 21 pontos ganhos e 100% de aproveitamento na competição. O Brasil-Pe é o lanterna, com cinco, e luta desesperadamente contra o rebaixamento.
Mesmo jogando em um campo muito molhado pela chuva que desabou sobre Porto Alegre durante toda a quinta-feira, o Grêmio começou de forma espetacular a partida. Antes mesmo dos 20 minutos do primeiro tempo, definiu o confronto fazendo quatro gols sem encontrar muita resistência por parte dos adversários.
Aos quatro minutos, Tcheco cobrou escanteio da direita. A bola sobrou para William do outro lado e o zagueiro a devolveu para dentro da área. Muito esperto no lance, o argentino Schiavi enfiou o pé na bola e marcou o primeiro do Tricolor.
Dois minutos depois, o centroavante Douglas começava a mostrar para a torcida do Grêmio uma de suas principais qualidades: o arremate com muita violência. Ao receber de Carlos Eduardo, o atacante contratado junto ao América-MG soltou uma bomba no ângulo do goleiro do Brasil-Pe.
Antes que o time pelotense conseguisse respirar no jogo, o Grêmio faria o terceiro gol. Lucas alçou com perfeição uma bola para Douglas. O centroavante matou no peito e, quando iria finalizar, foi derrubado dentro da área. Pênalti, muito bem cobrado por Tcheco: 3 a 0 no marcador.
Como no primeiro gol, os zagueiros do Grêmio participaram da jogada do quarto marcado pela equipe porto-alegrense. Com apenas uma diferença: desta vez, Schiavi serviu William, que completou para o gol do Brasil-Pe.
O primeiro tempo seria perfeito para torcida gremista se o goleiro Saja não tivesse perdido sua invencibilidade debaixo das traves do Tricolor. Aos 22 minutos, Maicon cruzou e Régis cabeceou sozinho, descontando para o Xavante.
O Grêmio voltou para o segundo tempo apenas administrando o resultado. O time pelotense, completamente batido em campo, também não oferecia muito perigo ao gol de Saja.
Mesmo com o campo completamente encharcado, o Grêmio fez o quinto gol trabalhando muito bem a bola no chão. O lateral-esquerdo Lúcio, de grande atuação, rolou para Carlos Eduardo. A revelação gremista nesta temporada cruzou e Ramon marcou.
A porteira estava aberta mais uma vez. Aos 27, Tcheco lançou Carlos Eduardo. O meia invadiu a área com a bola dominada e fuzilou o goleiro Rodrigo, que nem viu onde ela entrou.
Para preservar o único centroavante em condições no grupo profissional, Mano Menezes tirou Douglas, que sentiu dores musculares, e colocou Everton no lugar. Douglas, aliás, mostrou durante o tempo em que esteve em campo que Tuta terá muito trabalho se quiser continuar vestindo a nove.
A partida já se encaminhava para o final quando o Xavante conseguiu marcar mais um gol em Saja. Millar recebeu na entrada da área e soltou uma bomba, estufando as redes do goleiro gremista.
No próximo domingo, às 16h, o Grêmio enfrenta o São José-CS, no Estádio Joaquim Vidal, em Cachoeira do Sul, com a missão de manter os 100% de aproveitamento na competição. O Brasil-Pe joga segunda, no Bento Freitas, contra o Caxias.
VINICIUS REBELLO